Conheça os projetos e serviços executados pela PRÓ MOVER.

a) Regularização Fundiária

A PRÓ MOVER está trabalhando em parceria com os municípios a fim de desenvolver ações integradas e a conjugação de esforços com as demais partes envolvidas para implementar medidas de natureza administrativas e judiciais com vistas a desenvolver regularização fundiária, buscando o desenvolvimento da cidade nos termos preconizados nos artigos 182 e 225 da Constituição Federal, bem como, pelo Estatuto da Cidade (Lei nº 10.257/2001).
A Lei Federal nº 11.977/2009 define regularização fundiária como o “conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais que visam à regularização de assentamentos irregulares e à titulação de seus ocupantes, de modo a garantir o direito social à moradia, o pleno desenvolvimento das funções sociais da propriedade urbana e o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado”.
Deste modo, os procedimentos deste programa possibilitarão às famílias conquistarem a escritura definitiva do seu lote. Entende-se que para muitos, morar irregularmente significa estar em condição de insegurança permanente; por esse motivo, além de um direito social, podemos dizer que a moradia regular é condição para a realização integral de outros direitos constitucionais, como o trabalho, o lazer, a educação e a saúde. Além de transformar a perspectiva de vida das comunidades e das famílias beneficiadas, permitindo o acesso aos programas de habitação, como o Minha Casa Minha Vida. A regularização fundiária também interfere positivamente na gestão dos territórios urbanos, já que, regularizados, os assentamentos passam a fazer parte dos cadastros municipais.


b) Assistência Técnica (ATER) - Piscicultura

O desenvolvimento deste projeto de ATER baseia-se na Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural. Possui caráter educativo, com ênfase na pedagogia prática, promovendo a geração e apropriação coletiva de conhecimentos, a construção de processos de desenvolvimento sustentável e a adaptação e adoção de tecnologias voltadas as práticas sustentáveis.
O público-alvo contempla 600 aquicultores familiares dos 24 municípios do Alto Vale do Itajaí. O propósito é a melhoria dos processos produtivos e o aumento da produção de pescado, bem como a rentabilidade da atividade. Destaca-se também o apoio às organizações sociais, além do auxílio ao acesso às políticas públicas.
Para estes trabalhos, a entidade firmou parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) dando continuidade à prestação de assistência técnica de piscicultura aos produtores da região.


c) Programa Minha Casa Minha Vida

A PRÓ MOVER atua na implementação de programas de habitação de interesse social, como o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) e o Programa Nacional de Habitação Urbana – Entidades (PNHU-E) em parceria com a Caixa Econômica Federal, prefeituras municipais e comunidade local.
Mais informações no ícone Habitação .


d) Projeto Pró Movendo Piscicultura no Alto Vale do Itajaí

A Associação também executou o Projeto Pró Movendo Piscicultura no Alto Vale do Itajaí, desenvolvido no período de 2010 a 2012 em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura e Associação para o Desenvolvimento do Modelo Alto Vale do Itajaí de Piscicultura Integrada, com abrangência em 24 municípios da região que teve como objetivo promover o desenvolvimento da piscicultura no Alto Vale do Itajaí, através da ampliação das ações de assistência técnica e extensão rural especializada. Através deste projeto, foram atendidas 619 famílias dos municípios da região.


e) Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

No ano de 2008, foi executado pela entidade o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) o qual trata da compra direta de alimentos orgânicos da agricultura familiar para formação de estoques públicos. A Associação forneceu alimentos para escolas e hospitais da região da Grande Florianópolis. O Projeto teve como agente operador a CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.


f) Projeto “Tocando em Frente”: Pastoreio Voisin (leite a base de pasto)

No período de 2005 a 2007, a PRÓ MOVER foi parceira do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alfredo Wagner, na execução do Projeto “Tocando em Frente”: Pastoreio Voisin (leite a base de pasto) com o objetivo: diversificar as lavouras de fumo, revitalizando a pecuária leiteira. Teve como parceiros o Ministério do Desenvolvimento Agrário, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (CEPAGRO). Este projeto beneficiou 128 famílias do município de Alfredo Wagner e região.


LiveTi